Pular para o conteúdo principal

Eu, esclerosada?

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

É engraçado, eu me sinto absolutamente igual sempre senti, a não ser uma dorzinha aqui ou outra ali, mas isso também é normal, eu sempre senti dores.
Mas uma coisa interessante, é que fica um fantasminha, como se tivesse uma bandeira acima da minha cabeça, EM, uma doença que eu já tinha ouvido falar, não sabia das suas particularidades, é verdade...
Era uma coisa que existia, mas que para mim nunca foi motivo, nem de curiosidade.
De repente, me vejo às voltas com todos esses exames e a possibilidade rondando minha cabeça, como uma espada num pêndulo.
Não tive e nem tenho medo de ter a doença, tenho dúvidas com relação ao futuro, mas isso também é interessante, sempre achei que cada dia que temos de vida é lucro, é como mais uma chance de fazer o que é certo, o que devemos fazer.
Pensando em responsabilidade, sempre achei que responsabilidade é não esperar que outras pessoas nos lembre do que temos certeza que temos que fazer.
Temos que ser seres responsáveis principalmente conosco mesmos, a responsabilidade é uma coisa íntima, não tem haver com satisfação ou contas que temos que prestar a outras pessoas, é um processo de cada um.
E só é alcançada com muito trabalho e esforço.
Não acho que qualquer pessoa deva se perguntar, por que? ou por que eu?, acho que devemos ter uma atitude positiva de viver o hoje, ninguém deve sofrer por antecipação, se vivemos um dia de cada vez, não temos tempo ou necessidade de viver o passado nem nos pré-ocupar com o futuro.
É lógico que bem no comecinho, nos primeiros dias me pré-ocupei com minha família, minhas filhas, meu marido, meus pais, mas depois eu pensei melhor e acho que temos que ter uma visão focada em tudas as bençãos que recebemos todos os dias, e dividir o que for possível com os que estão no caminho consoco, como companheiros de jornada ou até mesmo aqueles que caminham um tempinho ao nosso lado.
Eu agradeço muito, por confiar tanto no amor de Deus e a todos os amigos que já fiz nessa jornada e a muitos outros que ainda encontrarei.
Paz a todos que conheço e a todos que ainda não conheço!!!

P.S. Ontem cortei e pintei meu cabelo...Adoro um visual novo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha Dor com a EM

Quando sentimos dor, nos isolamos, nos excluímos, nos tornamos amargos e sem brilho... Sinto dores diversas quase todos os dias, muito desânimo e indisposição. Tenho certeza que as pessoas não compreendem, nem as pessoas de fora, nem minha família, deve ser muito difícil mesmo, a pessoa não tem nenhum sintoma visível e não consegue, muitas vezes, fazer o que todo mundo faz. Não é lógico, não tem explicação nem sentido... São dores, chatas, irritantes que minam as nossas forças, o nosso humor e a nossa paciência... Gostaria de um dia não senti-las mais... Uma tristeza toma conta da gente e nos transforma em pessoas rabugentas, chatas, mal-humoradas!!! Eu tento lutar ao máximo contra essas coisas, mas muitas vezes fica bem complicado manter a alegria e a responsabilidade das tarefas a cumprir no dia a dia! Me sinto cada dia mais derrotada, menos forte pra lutar, mais abatida. Tenho o apoio dos meus familiares, não digo um apoio incondicional, devido a dificuldade para compreender a dor d

Perigos das vitaminas e minerais em excesso

Posted by Esclerose Múltipla Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica, nem mesmo vitaminas ou minerais. Excesso de Vitamina A O excesso de vitamina A pode ser tóxico, quando é tomada em única dose (intoxicação aguda) ou durante um período prolongado (intoxicação crônica). Alguns exploradores da região ártica apresentaram sonolência, irritabilidade, cefaléia e vômito poucas horas após terem consumido fígado de urso polar ou de foca, ambos ricos em vitamina A. Os comprimidos que contêm 2 vezes a QDR de vitamina A, vendidos com o objetivo de prevenir e tratar determinadas doenças cutâneas, têm causado ocasionalmente sintomas semelhantes, mesmo quando tomados conforme a prescrição médica. Nas crianças maiores e nos adultos, a intoxicação crônica ocorre normalmente em decorrência do consumo de grandes doses (10 vezes a QRD) durante meses. Nos lactentes, a intoxicação pode ocorrer em poucas semanas. Os sintomas iniciais da intoxicação crônica são o cabelo escasso e áspero,

ESCLEROSE MÚLTIPLA E O CALOR

Texto escrito e enviado por email pelo neurologista da UNICAMP Dr. Leonardo de Deus Silva sobre o calor e a esclerose múltipla visando preparar portadores para o verão. No verão as pessoas passam a maior parte do tempo sob o calor do sol equatoriano e assim exerce sua liberdade plena, portanto nos pacientes de EM isso causa um certo temor. Como já foi comprovado o calor exacerba os sintomas da Esclerose Múltipla. Vamos recordar a história da banheira de água quente para diagnosticar a doença... Esse fenômeno de apresentar os sintomas em função do calor é conhecido como fenômeno de Uhthoff, o mecanismo fisiológico que envolve essa manifestação ainda é pouco entendida, mas acredita-se que como acontece em pessoas que não tem Esclerose Múltipla, quando o corpo atinge uma temperatura mais alta as fibras nervosas mielinizadas tendem a ter uma transmissão mais rápida. Quando a temperatura corporal aumenta nos pacientes com Esclerose Múltipla essa transmissão nervosa que passa pelas