Pular para o conteúdo principal

Esclerose Múltipla - E essa agora?

terça-feira, 22 de setembro de 2009


E agora?
Há algum tempo atrás (mais ou menos uns 40 dias) me vi dormente do lado direito do corpo, sem explicação ou motivo, começou nas pontas dos dedos e aos poucos (nem tão pouco assim, menos de 10 dias) já estava com o lado direito completamente dormente, a barriga, o peito, a perna esquerda e a mão esquerda também.
Nesse período procurei um médico, achei que podia ser um pinçamento na coluna, ou talvez pressão alta (como um médico suspeitou) mas fui encaminhada a um neurologista super cuidadoso, graças a Deus, e me pediu vários exames, tomografias, ressonâncias, punção lombar, exames clínicos e potencial evocado visual (alguns desses eu nem sabia que existia), até HIV foi pedido, e depois de tanta pesquisa ele me disse que não poderia fechar o diagnóstico, ele é muito novo, um médico muito bom, porém inexperiente e acho que ele tinha até medo de falar as palavras esclerose múltipla, todas as vezes que questionei sobre a possibilidade de ser essa doença ele dizia que precisava de mais exames e que não deveria pensar nisso. Um dia ele será um médico maravilhoso, tenho certeza!
Mas depois disso achei que deveria procurar outro neuro mais experiente, meus sintomas já estavam quase desaparecendo, procurei algumas indicações, o que é super difícil, por que parece que neurologista é um médico não muito procurado, pelo menos entre as pessoas que conheço, mas depois de um certo tempo tinha uns 5 nomes de médicos, quase todos credenciados no meu plano, mas qual não foi minha surpresa, quando tentava ligar para qualquer um destes, a resposta parecia combinada, o fulano(a) não atende mais seu plano, cheguei a ficar bem desanimada já que eu não queria voltar para a situação anterior de arranjar outro médico inexperiente e com medo de diagnosticar, então dei uma travada, até ouvir do meu marido (que teve que pagar alguns exames, já que nosso plano estava no período de carência) que eu deveria procurar um outro médico, nem que fosse para justificar o dinheiro que ele gastou com os exames, aquilo foi um balde de água fria, no mesmo dia peguei o livro do plano e estava disposta a ir no primeiro médico que atendesse o plano, e foi o que eu fiz peguei desde a letra a e segui, encontrei um médico que podia me atender naquele dia mesmo e fui ao consultório dele.
Chegando lá, ele fez vários exames clínicos, alguns que o primeiro médico já havia feito e vários que eu nunca tinha feito, só depois ele olhou os exames e disse que podia fechar meu diagnóstico como EM, mas que infelizmente ele não poderia me tratar, já que ele era neurocirurgião, aí entendi porque ele tinha vaga para o mesmo dia, como eu não tinha indicação e a secretária não me perguntou nada eu marquei a consulta normalmente, mas ele me indicou uma médica que já havia sido indicada por um grande amigo meu, ele disse que considerava ela uma das melhores médicas especializadas em EM que ele conhecia.
Quando fui marcar, ela não atendia meu plano, mas esse meu amigo e compadre, sabia que ela atendia em um hospital, e conseguiu marcar para a outra semana um horário com ela, e como era no hospital, meu plano cobria a consulta.
Essa consulta foi hoje, e depois de me examinar, mais uma vez e várias perguntas e análise dos exames que eu já tinha em mãos, ela concordou com o neuro que me encaminhou a ela que era EM, mas que só poderemos começar a tratar se necessário, após uma segunda ressonância, pois o medicamento utilizado é fornecido pelo governo e só é liberado, com a apresentação de 2 ressonâncias com um intervalo de mais de 1 mês entre elas e se surgirem outras lesões em locais diferentes das anteriores.
Estou na espera, em stand by, talvez em uns 15 dias farei os novos exames e poderemos saber como a doença irá evoluir, ela disse que eu tenho uma chance da doença não ser tão agressiva, uma vez que ela só apareceu agora, aos 41 anos e o grupo mais atingido está entre 20 a 40 anos, então ela disse que eu já ganhei 20 anos da doença.
Tenho muita fé, que todas as coisas que nos acontecem são para nossa evolução, Deus nos quer sempre melhores e mais fortes, e é assim que pretendo continuar.
Paz a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha Dor com a EM

Quando sentimos dor, nos isolamos, nos excluímos, nos tornamos amargos e sem brilho... Sinto dores diversas quase todos os dias, muito desânimo e indisposição. Tenho certeza que as pessoas não compreendem, nem as pessoas de fora, nem minha família, deve ser muito difícil mesmo, a pessoa não tem nenhum sintoma visível e não consegue, muitas vezes, fazer o que todo mundo faz. Não é lógico, não tem explicação nem sentido... São dores, chatas, irritantes que minam as nossas forças, o nosso humor e a nossa paciência... Gostaria de um dia não senti-las mais... Uma tristeza toma conta da gente e nos transforma em pessoas rabugentas, chatas, mal-humoradas!!! Eu tento lutar ao máximo contra essas coisas, mas muitas vezes fica bem complicado manter a alegria e a responsabilidade das tarefas a cumprir no dia a dia! Me sinto cada dia mais derrotada, menos forte pra lutar, mais abatida. Tenho o a...

Quem está vivo sempre aparece!!!

Nossa, tem uma data que nem apareço por aqui... Preguiça? Falta do que falar? Comodismo? Nem eu mesma sei... "Tenho andado distraído, impaciente e indeciso...¨ Estou mais segura de mim mesma, não me preocupo tanto em dar satisfações dos meus atos para os outros, me preocupo mais com o que eu vou achar de mim mesma! ¨Só que agora é diferente, sou tão tranquilo e tão contente..."  Ainda esclerosada, tem um bando de gente que pensa que só porque o tempo passa as coisas somem; algumas realmente, se não somem, perdem bem o significado, mas coisas que precisam ficar, persistem e o legal é que a gente também persiste e se fortalece a cada dia! Observamos as atitudes da humanidade sem nos esquecermos que estamos aqui também, no meio, no olho do furacão, e talvez seja o melhor lugar pra se ver realmente como tudo deve ser e é! Só assim nos conhecemos de verdade em nossa essência, não é verdade? Às vezes digo coisas sem sentido, mas lá no fundo eu sei do que se trata, se você que est...

Por aí...

Igreja São Francisco de Assis - Pampulha                                                                         Ouro Preto Museu da Inconfidência Ruas de Ouro Preto Museu da Inconfidência Ouro Preto Igreja São Francisco de Assis - Ouro Peto Confeitaria Colombo - Rio de Janeiro Teatro Municipal - Rio de Janeiro Carlos Gomes Pão de Açucar - Rio de Janeiro Baía de Guanabara - Rio de Janeiro Lagoa da Pampulha - BH Iemanjá - Pampulha Mineirão em Reforma - BH Lagoa dos Patos - Patos de Minas Estrada de Patos de Minas  Poços de Caldas - MG Patos de Minas - MG Times Square -New York New...