Pular para o conteúdo principal

O que a EM tirou de mim

A doença tirou de mim, a possibilidade de aproveitar o carinho físico das pessoas, de deitar juntinho e curtir ver TV ou qualquer outra coisa... Tem épocas que eu sinto uma hipersensibilidade nas pernas e braços, então fica muito difícil o toque, a sensação que eu tenho é péssima, quase dor. As pessoas não entendem e nem poderiam, isso é uma coisa muito complicada de se explicar, é a mesma coisa que querer explicar que gosto tem uma determinada coisa para alguém, você pode tentar explicar, mas seria impossível ao outro saber exatamente o gosto que você sente. Ela tirou de mim também o ânimo para muitas coisas, para atividades físicas em geral. Para tomar sol, para arrumar minha casa (eu adorava), para andar atoa no shopping, para brincar de pega pega... e tantas outras coisas. Ela está tirando de mim aos poucos a paciência e habilidade de raciocinar algumas coisas. Algumas coisas estão ficando complicadas demais pra mim. Então me afasto, me calo e passo muitas vezes por rabugenta ou idiota. Sinto como se eu estivesse perdendo o bonde, ainda corro atrás dele,mas fico pensando, até quando conseguirei? Tem horas que fica difícil manter uma conversação, tenho que fazer uma força danada pra não perder o que foi dito e continuar o assunto sem me perder totalmente da conversa... Me esqueço de compromissos e de coisas que falo que vou fazer depois, mas só consigo me lembrar se colocar um alarme ou coisa parecida. Me esqueço onde guardei determinadas coisas... O calor tira todo o restinho das minhas forças, preciso fazer reservas de energia para aguentar chegar ao fim do dia, vou administrando essa reserva. Infelizmente tem dias que eu durmo o dia todo, não consigo abrir o olho, fico ali morgando, isso é muito ruim! A EM tirou também de mim, minha forma física com tratamentos tão agressivos e com tantos efeitos colaterais e tóxicos! Fico imaginando se algum dia me verei livre de toda essa química que age em mim. As vezes, gostaria de jogar tudo pra cima e parar meu tratamento, mas ao mesmo tempo tenho medo de sequelas que podem me tirar totalmente de cena ou do meu "pseudoequilibrio" sinto meu sistema linfático sobrecarregado, como se fosse necessário expelir cada gota das toxinas que estão presas em meu organismo. Aguardo o dia que isso vai acabar, com paciência e compreendendo que as coisas não acontecem por acaso nem sem necessidade! Coloco a mim e a essa doença nas mãos de Deus e confio no seu amor. Carla Gontijo 25.12.12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha Dor com a EM

Quando sentimos dor, nos isolamos, nos excluímos, nos tornamos amargos e sem brilho... Sinto dores diversas quase todos os dias, muito desânimo e indisposição. Tenho certeza que as pessoas não compreendem, nem as pessoas de fora, nem minha família, deve ser muito difícil mesmo, a pessoa não tem nenhum sintoma visível e não consegue, muitas vezes, fazer o que todo mundo faz. Não é lógico, não tem explicação nem sentido... São dores, chatas, irritantes que minam as nossas forças, o nosso humor e a nossa paciência... Gostaria de um dia não senti-las mais... Uma tristeza toma conta da gente e nos transforma em pessoas rabugentas, chatas, mal-humoradas!!! Eu tento lutar ao máximo contra essas coisas, mas muitas vezes fica bem complicado manter a alegria e a responsabilidade das tarefas a cumprir no dia a dia! Me sinto cada dia mais derrotada, menos forte pra lutar, mais abatida. Tenho o apoio dos meus familiares, não digo um apoio incondicional, devido a dificuldade para compreender a dor d

Perigos das vitaminas e minerais em excesso

Posted by Esclerose Múltipla Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica, nem mesmo vitaminas ou minerais. Excesso de Vitamina A O excesso de vitamina A pode ser tóxico, quando é tomada em única dose (intoxicação aguda) ou durante um período prolongado (intoxicação crônica). Alguns exploradores da região ártica apresentaram sonolência, irritabilidade, cefaléia e vômito poucas horas após terem consumido fígado de urso polar ou de foca, ambos ricos em vitamina A. Os comprimidos que contêm 2 vezes a QDR de vitamina A, vendidos com o objetivo de prevenir e tratar determinadas doenças cutâneas, têm causado ocasionalmente sintomas semelhantes, mesmo quando tomados conforme a prescrição médica. Nas crianças maiores e nos adultos, a intoxicação crônica ocorre normalmente em decorrência do consumo de grandes doses (10 vezes a QRD) durante meses. Nos lactentes, a intoxicação pode ocorrer em poucas semanas. Os sintomas iniciais da intoxicação crônica são o cabelo escasso e áspero,

ESCLEROSE MÚLTIPLA E O CALOR

Texto escrito e enviado por email pelo neurologista da UNICAMP Dr. Leonardo de Deus Silva sobre o calor e a esclerose múltipla visando preparar portadores para o verão. No verão as pessoas passam a maior parte do tempo sob o calor do sol equatoriano e assim exerce sua liberdade plena, portanto nos pacientes de EM isso causa um certo temor. Como já foi comprovado o calor exacerba os sintomas da Esclerose Múltipla. Vamos recordar a história da banheira de água quente para diagnosticar a doença... Esse fenômeno de apresentar os sintomas em função do calor é conhecido como fenômeno de Uhthoff, o mecanismo fisiológico que envolve essa manifestação ainda é pouco entendida, mas acredita-se que como acontece em pessoas que não tem Esclerose Múltipla, quando o corpo atinge uma temperatura mais alta as fibras nervosas mielinizadas tendem a ter uma transmissão mais rápida. Quando a temperatura corporal aumenta nos pacientes com Esclerose Múltipla essa transmissão nervosa que passa pelas